No DJPDV é possível efetuar a devolução total ou parcial de um cupom fiscal. Na devolução total, todos os itens do cupom serão devolvidos e na parcial o operador do caixa selecionará, um ou mais itens do cupom para a devolução. Cada devolução gerará um Vale Crédito que poderá ser usado futuramente como forma de pagamento na venda.

Para realizar devoluções no DJPDV é necessário que os parâmetros de devolução tenham sido configurados corretamente no DJMonitor, especialmente o parâmetro Chave, que é responsável por garantir a autenticidade do Vale Crédito gerado. 

Para iniciar uma devolução, utilize as teclas de atalho Ctrl + D ou o menu F1 > Devolução, na tela de caixa livre, será exibido uma tela, conforme imagem 179, onde é possível informar cupom para devolução pelo código de barras impresso no rodapé do mesmo (Somente será impresso se o parâmetro para o mesmo estiver habilitado no DJMonitor) ou utilize a pesquisa para buscar o cupom através do botão F6 - Pesquisar onde abrirá a tela busca, conforme imagem 180, onde poderá buscar o cupom pelo COO, Chave DFe e/ou pela data de emissão.


Imagem 179 - Devolução. 


Imagem 180 - Devolução - Pesquisar Cupom.

 

Selecione o cupom fiscal e clique no botão F9 – OK ou pressione F9, serão exibidos na tela as informações do cupom e de seus itens, conforme imagem 181. Escolhido o cliente, é possível seguir com o Enter para incluir os itens a serem devolvidos separadamente ou com F10 para devolver todos os itens disponíveis para devolução.

Se o parâmetro Obrigar identificação do cliente na Devolução estiver habilitado somente será possível prosseguir após a identificação do cliente.


Imagem 181 - Confirmar Devolução.

 

Será solicitado o motivo da devolução, conforme imagem 182, selecione o e clique em Selecionar ou pressione F9.

Imagem 182 - Motivo da Devolução

 

Será exibido a tela de venda onde poderá selecionar os itens a serem devolvidos conforme imagem 183.

Imagem 183 - Selecionando itens da devolução.

 

Depois de incluir os itens que serão devolvidos, basta pressionar F9 ou F1 > Finalizar Devolução para concluir a devolução. O DJPDV imprimirá dois relatórios gerenciais, um para discriminar os itens devolvidos e o Vale Crédito que, futuramente, poderá usado como forma de pagamento.

 

Devolução sem Cupom

É possível realizar devolução sem o cupom fiscal, primeiro terá que habilitar o parâmetro no DJMonitor, após isso no DJPDV quando for realizar uma devolução aparecerá a opção de devolver sem o cupom, conforme imagem 184, clique em Sem Cupom ou pressione F10, os procedimentos subsequentes de devolução são iguais a devolução normal.

Imagem 184 - Devolução sem cupom.

 

Devolução em Terminal Off-line

Se o parâmetro Permitir Devolução Sem Cupom estiver habilitado no DJMonitor, será possível realizar este tipo de devolução mesmo com o DJPDV Off-line, o procedimento para devolução será o mesmo que o de uma devolução com terminal on-line.

 

Desconto e Acréscimo nos itens da Devolução

A inclusão de descontos e acréscimos nos itens deverá ser realizada da mesma maneira que é feito durante a realização das vendas.

 

Consumo de Vale Crédito

Os Vales Crédito poderão ser utilizados como pagamentos de novas vendas, para tanto basta selecionar uma forma de pagamento que utilize Vale Crédito no momento do pagamento do Cupom.c

Ao selecionar essa forma de pagamento, será exibido uma tela, conforme imagem 185, para informar o código do vale. O código de barras de um vale crédito estará no relatório gerencial impresso pelo DJPDV ou na impressão de uma bonificação pelo DJMonitor.


Imagem 185 - Usando Vale Crédito.

 

Ao incluir um código que não seja valido o DJPDV retornará uma mensagem informando que o Checksum é invalido, conforme imagem 186, ou seja, o código informado não existe ou não foi gerado pelo DJPDV.

Imagem 186 - Erro ao utilizar vale crédito.

 

Consumo de Vale Crédito em terminal Off-line

Quando um terminal se encontrar Off-line não será permitido efetuar pagamento com Vale Crédito.

 

Prazo de Validade

Ao utilizar um Vale Crédito fora do prazo de validade o DJPDV apresentará uma mensagem informando que não será possível utilizar o mesmo.

 

Identificação do Cliente

Nas configurações do DJMonitor também é possível definir se o cliente que efetuou a devolução deverá ser o mesmo a consumir o vale crédito como forma de pagamento, nesse caso o DJPDV alertará o operador que o cliente que iniciou a venda é diferente do que está registrado no Vale Crédito.

 

Troco

Se o valor do Vale Crédito utilizado como pagamento for superior ao valor da venda, o DJPDV realizará a geração de um novo Vale Crédito com o valor do troco, marcando o vale inicial como utilizado.

 

Assista nosso vídeo de apresentação: